Neonazistas querem utilizar a Copa para fazer Propaganda

“Futebol sob a suástica” foi o nome de um simpósio realizado pela Federação Alemã de Futebol (DFB), no último final de semana, em Bad Boll, no Estado de Baden-Württemberg. Os debates deram continuidade a um processo de revisão do papel da entidade durante o regime nazista (1993–1945).

O tema ganhou atualidade com o recente caso de racismo contra o zagueiro Patrick Owomoyela (do Werder Bremen) e – indiretamente – contra o atacante Gerald Asamoah (do Schalke) – ambos de origem africana e integrantes da seleção alemã.

O presidente da DFB, Theo Zwanziger, disse que o futebol alemão deve agir com determinação contra o racismo, o anti-semitismo e a xenofobia. “Cada jogo com incidentes racistas é um jogo demais”, afirmou.

Atendendo a uma queixa apresentada pela DFB e pelo zagueiro Owomoyela, a Promotoria Pública de Berlim está apurando denúncias sobre propaganda racista do NPD.

O partido distribuiu recentemente panfletos com o seguinte conteúdo: “Branco. Algo mais que a cor de uma camisa. Por uma seleção realmente branca”. O texto foi ilustrado com a camisa de número 25 da seleção, a de Owomoyela, filho de pais nigerianos nascido em Hamburgo.

A promotoria acusa o NPD de incitação ao ódio, racismo e difamação. O porta-voz do partido, Klaus Beier, reagiu ao processo acusando a DFB e o jogador de “mania de perseguição”.

O partido também estaria planejando um CD com músicas direitistas para distribuir aos torcedores. As autoridades encarregadas da segurança da Copa estão preocupadas também com as ligações entre a extrema direita alemã e os hooligans poloneses, considerados extremamente violentos.

Para ler mais clique aqui
Fonte: DEUTSCHE WELLE WORLD Posted by Picasa

Anúncios

Sobre Bambuzada MKT

Somos um grupo de guerrilheiros que se juntaram com a missão de disseminar táticas e informações de guerrilha através de blogs, podcasts, discussões online e etc.

Publicado em abril 11, 2006, em Guerrilha na Copa. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: