::: MacDonalds sendo alvo de críticas da blogosfera :::

O MacDonalds juntou-se com a General Motors e fizeram uma promoção onde 42 milhões de mini Hummers foram distribuidos como prêmios do Happy Meal. Esta ação foi muito criticada porque passa a idéia às crianças de que Hummer é um carro legal. Desde consumidores, pais até ambientalistas criticaram tal ação dizendo: ” O que MacDonald fez foi o equivalente a pegar um BigMac, mergulhar em um tambor cheio de petróleo, e entregar para as crianças comerem.”

Os americanos estão cada vez mais conscientes sobre o aquecimento global, e se preocupam com o alto consumo

de gasolina, por isso que buscam carros cada vez mais “verdes” e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Para criar mais polêmica, o MacDonalds criou um blog corporativo chamado “Open for Discussion” , que por sua vez não é tão aberto a discussão assim. O objetivo como descrito no blog é de abrir uma porta para eles falarem abertamente com todos sobre responsabilidade social e o que o MacDonalds esta fazendo por isso. Porém blogueiros afirmam que seus comentários foram apagados do blog e somente os elogios ficaram.

O Blog e seus artigos passam uma imagem de responsabilidade social, mas se não podemos criticar, como é que eles querem que a gente engula essa imagem de “transparência” que tentam passar?

A quantidade de blogueiros que negativamente blogam sobre este episódio é incrível. Já até criaram um site para atacar esta campanha chamado RonaldMcHummer.com, lá você pode criar sua imagem como a que a gente fez(no topo), e assim ajudar a espalhar sua indignação. Marketing viral na veia.

As mensagens estão se espalhando pela rede e demonstram como a blogosfera influencia uma marca. A iniciativa do MacDonalds de abrir um blog corporativo, privando a liberdade de expressão dos consumidores saiu pela culatra e acabou gerando buzz negativo para a marca. A campanha com a GM foi a isca perfeita pra atacar.

Por outro lado a atitude da Ford lançando um vlog rendeu melhores resultados. A GM forçou um pouco a barra entrando nessa campanha. Tavam pedindo pra serem criticados. Porém no fim dessa história toda quem saiu mais “arranhado” foi o MacDonalds.

Anúncios

Sobre Bambuzada MKT

Somos um grupo de guerrilheiros que se juntaram com a missão de disseminar táticas e informações de guerrilha através de blogs, podcasts, discussões online e etc.

Publicado em setembro 12, 2006, em Anti Propaganda, Buzz Marketing Online. Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em ::: MacDonalds sendo alvo de críticas da blogosfera :::.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: