::: Boston processa Turner por marketing de guerrilha de Aqua Teen Hunger Force :::

aqua-teen-hunger.jpg

A Turner Broadcasting System pode ter de pagar entre 1,5 e 2 milhões de dólares à cidade de Boston num acordo de desculpas por uma ação de marketing. O valor será pago às equipes de segurança pública que tiveram de atender aos chamados de ameaça de bomba gerados por uma campanha de divulgação do desenho Aqua Teen Hunger Force.

A campanha, criada pela empresa Interference Inc., foi aplicada em Boston e mais nove cidades. A empresa contratou dois homens, Sean Stevens e Peter Berdovsky, para instalarem 38 placas de 30 centímetros em locais públicos, como pontes e terminais de ônibus, envoltas em caixas de plástico preto com fios e luzes ligados a um circuito eletrônico. O circuito formava, com as luzes, a figura de um dos personagens do desenho, um Mooninite. Depois que a primeira placa foi encontrada na quarta-feira passada, a polícia da cidade recebeu vários chamados de pessoas que achavam se tratar de bombas.

Em Boston a ação gerou o maior alerta de segurança desde os ataques de 11 de setembro. O prefeito Thomas Menino pretende cobrar da Turner todo o gasto que a cidade teve com o problema. Em uma declaração ao jornal The Globe, ele informou que a empresa vai pagar cerca de 500 mil dólares em Boston, o mesmo valor à Massachusetts Bay Transportation Authority e a mais duas cidades próximas. No auge do alerta, foram acionadas equipes de emergência, agentes federais, esquadrões anti-bomba, policiais e a Guarda Costeira. O rio Charles, pontes e estradas foram fechadas.

A Interference Inc. pediu desculpas pela confusão. A empresa é conhecida por suas ações de “marketing de guerrilha”, entre elas a instalação de uma barbatana inflável de tubarão de nove metros nas águas de Nova York para o Discovery Channel. A empresa informou que, por ser formada por novaiorquinos, entende o que é viver sob alerta. Vários jornais dizem ter um e-mail que Berdovsky teria enviado aos amigos no auge do problema no qual ele teria dito que a Interference havia pedido aos dois que ficassem calados e não dissessem aos policiais o significado das placas instaladas nas pontes.

O acordo, cujas negociações aconteceram durante o final de semana, deve não só estabelecer o valor da indenização à cidade, mas também garantir que a Turner não seja processada pelo ocorrido. A empresa alega que não tinha motivos para ligar o pânico mostrado nos noticiários com a campanha de marketing de seu programa, e que entrou em contato com o FBI para esclarecimentos assim que a conexão entre a campanha e o alerta policial foi feita. Em outras cidades, como Seattle, os anúncios foram retirados pelos serviços municipais sem que a população se alarmasse.

A promotoria também informou que está analisando uma solução para as acusações contra os dois artistas presos com os anúncios do desenho animado. Aqua Teen Hunger Force faz parte do bloco Adult Swim, do Cartoon Network.

Texto tirado descaradamente do site Omelete

Clique na imagem acima para assistir o video no Youtube.

Anúncios

Sobre Bambuzada MKT

Somos um grupo de guerrilheiros que se juntaram com a missão de disseminar táticas e informações de guerrilha através de blogs, podcasts, discussões online e etc.

Publicado em fevereiro 7, 2007, em guerrilla marketing, Mídias Alternativas. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Agora soma quanto ganharam de marketing gratuito…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: