Doando sangue pelo Facebook – Campanha Social em Israel

Uma das mais urgentes necessidades no caso de uma emergência é localizar rapidamente doadores de sangue. Numa zona de conflito constante, como é o caso de Israel e a Palestina, quando ocorrem incidentes temos que recorrer para o banco de sangue que nem sempre está com o estoque em alta. Para reverter esta situação e conscientizar a população a instituição NATAL – Centro de Trauma israelense para vítimas da guerra e terrorismo lançou vários grupos no Facebook, e cada grupo era para um tipo sanguíneo. Várias pessoas entraram nos grupos ajudando a espalhar a notícia, e o boca a boca caiu na imprensa espalhando ainda mais o projeto.

Eles utilizaram grupos e não páginas, pois com os grupos podemos enviar mensagem para todos ao mesmo tempo, portanto se precisam de doadores de um determinado tipo sanguíneo, todos receberão a mensagem de uma vez. A Cruz Vermelha israelense se uniu ao projeto enviando também mensagens quando precisavam de sangue.

Este projeto conseguiu uma enorme exposição na mídia, não gastou um centavo comprando mídia, e ainda ajudou a salvar vidas. Em 5 horas conseguiram sangue pra salvar uma menina de 15 anos.

A grande sacada foi terem criado grupos e não páginas de fãs. Você deve estar se perguntando qual o motivo. Quando você cria uma página de fãs, você escreve no mural da página e todos também recebem o recado, porém ela aparecerá no seu mural no meio das outras atualizações de seus amigos e pode muito bem passar despercebida. Já com a mensagem enviada para o grupo todo, esta mensagem fica armazenada no seu inbox do Facebook e com certeza não passará despercebido. Essas sutilezas na maneira de pensar na hora de criação é que fazem toda a diferença.

Anúncios

Sobre Bambuzada MKT

Somos um grupo de guerrilheiros que se juntaram com a missão de disseminar táticas e informações de guerrilha através de blogs, podcasts, discussões online e etc.

Publicado em maio 13, 2011, em Buzz Marketing Offline, Buzz Marketing Online, Criatividade de Guerrilha, guerrilla marketing, Mídias Alternativas, Propaganda Criativa, Propaganda Interativa, Tecnologia e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: