As Crônicas de Gelo e Fogo e seu boca a boca Fulminante

a furia dos reis

Três dias inteiros dentro de um caminhão no meio de um canteiro de obras. Foi assim, driblando a jornada de trabalho pesada, que o engenheiro de obras Samir Libos, de 30 anos, conseguiu mergulhar de uma só vez nas 656 páginas de A Fúria dos Reis (Leya, tradução Jorge Candeias, 656 págs., R$ 49,90), segundo volume da coleção As Crônicas de Gelo e Fogo, do americano George R. R. Martin. O fascínio de Libos é característico de um público dado a gastar tempo e dinheiro na adoração de séries como O Senhor dos Anéis e Guerra nas Estrelas.

Sucesso de vendas no exterior, os quatro volumes de As Crônicas de Gelo e Fogo – o primeiro lançando em 1996 – já venderam juntos mais de 15 milhões de exemplares no mundo. Há apenas sete meses no Brasil, a saga  trilha o mesmo caminho e vem abocanhando um número cada vez maior de fanáticos –  70.000 exemplares vendidos. A procura foi tamanha que o primeiro volume já está em sua quinta edição. De acordo com especialistas ouvidos por VEJA, o sucesso da saga de Martin está calcado em dois fatores principais: primeiro, nos traços humanistas dos personagens, que são movidos por interesses reais e concretos. Segundo, no vácuo existente do mercado editorial. Para Mariana Rolier, editora executiva do Grupo Leya e responsável por trazer a coleção para o Brasil, hoje, o adulto que foi um jovem apaixonado por literatura fantástica dificilmente encontra o que ler. “Não existia livro voltado especificamente para esse público, que acabava lendo os que foram escritos para os jovem. Esse foi um grande acerto de Martin, ele preencheu a lacuna ao escrever um livro para adultos”, diz.

O fascínio desse nicho, formado por adultos com idades entre 20 e 50 anos, vem se consolidando dentro dos fóruns de discussão na internet, em podcasts e  em reuniões “nerds”, como grupos de RPG, encontros para partidas de videogame e de jogos de tabuleiro. Esse marketing de guerrilha acontece espontaneamente e sem interferência das editoras por um motivo bastante simples: para esse público, o boca-a-boca é fundamental. “Eles confiam muito mais no que o grupo de amigos, que tem os mesmos gostos e as mesmas referências, está lendo, do que o que aparece em comerciais, por exemplo”, diz Mariana.

O novo seriado da HBO baseado nos livros, Game of Thrones, que estreou neste domingo no Brasil, é um dos principais catalisadores do sucesso das obras de Martin. Prova disso é a nova leva de admiradores da série que ainda patina entre comprar o livro ou acompanhar a história apenas pela televisão. O designer gráfico Bruno P. Albuquerque, de 28 anos, é um deles. Mesmo depois de assistir aos primeiros episódios, ele ainda não encontrou fôlego para embarcar na leitura dos livros. “Mas o seriado, com certeza, é sensacional. Finalmente algo que me fez voltar a gostar de fantasia medieval”, diz .

Rotina de fã – Para os já aficionados pelo universo de Westeros (continente fictício onde se desenvolve a história), manter a rotina com horário de sono e de trabalho é quase irrelevante. Assim como o catarinense Samir Libos, que praticamente perdeu três dias de trabalho para ler A Fúria dos Reis no horário em que deveria estar supervisionando algumas obras, centenas de fãs se prendem à leitura dos livros de Martin de tal forma que tendem a esquecer de outros compromissos.

É o caso do doutorando em sociologia política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Daniel Lopes Bretas, de 28 anos, que leu os quatros primeiros livros (todos em inglês) em um mês. Para isso, ele precisou passar noites a fio e desordenar seu horário biológico. “Eu não cheguei a esquecer de comer, mas esqueci de comprar coisas para fazer comida porque perdia a noção da hora”, diz. Apaixonada por livros com desenlaces narrativos inesperados, a administradora de empresas Eliane Zanrosso, de 34 anos, abriu mão de horas de sono para poder matar a curiosidade despertada pelas reviravoltas quase capitulares da saga. “O Martin nos dá aquilo que a gente não espera. Quando eu iria imaginar que ele mataria um personagem tão importante já no primeiro livro?”, diz.

Fonte: VEJA 

DOWNLOAD  -> 2Shared -> As crônicas de Gelo e Fogo – Livro 2 – A fúria dos Reis       – 53,635 KB  

Compre aqui -> SUBMARINO ->As crônicas de Gelo e Fogo – Livro 2 – A fúria dos Reis – R$39,90

Compre aqui -> SARAIVA ->As crônicas de Gelo e Fogo – Livro 2 – A fúria dos Reis         – R$36,90

Sobre Bambuzada MKT

Somos um grupo de guerrilheiros que se juntaram com a missão de disseminar táticas e informações de guerrilha através de blogs, podcasts, discussões online e etc.

Publicado em maio 9, 2011, em Buzz Marketing Offline, Buzz Marketing Online, Marketing de Guerrilha e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Eu acho que os diretores da série sabem o que fazem, e sempre tiveram bons atores e atrizes, e sem dúvida ela conhece as características necessárias para o papel, Game of Thrones é a minha série favorita, eu nunca perdê-lo porque eu não posso esperar para esta quinta temporada. Em http://www.hbomax.tv/game-of-thrones-5/ pode saber mais sobre esta maravilhosa série, saudações.

Deixe um comentário